- Área: 120 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Gonçalo Duarte Pacheco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto propõe a renovação de uma habitação construída no ano de 1937. Localizada no interior do perímetro urbano de Caldas da Rainha, a sua origem surge associada à gênese de todo o aglomerado urbano que surgiu no inicio do século XX a poente da linha de caminho de ferro que atravessa a cidade.
A habitação surge como um palimpsesto, onde durante quase um século se definiram várias intervenções, identificáveis e que levaram nos últimos anos a um avançado estado de degradação.
O pátio interior foi sendo ocupado ao longo dos anos, tendo tido vários usos que serviram algumas necessidades pontuais.
O projeto redefine o pátio como lugar central da casa, definindo um jardim, uma vez que, através dos muros altos que o ladeiam e o definem, oferece à habitação um espaço exterior intimo, com uma relação muito próxima com o interior da mesma. Esta sensação de proximidade faz com que a sala se projete directamente para o pátio, criando uma noção de espacialidade maior. No interior, na parte mais escura da habitação, definiu-se um núcleo central infra-estrutural, libertando o resto do programa para as diferentes partes tanto no piso 0 como no piso 1